Origens

Cinco escritores. Cinco histórias de família e de memórias. Cinco lugares de origem: Portugal, Japão, África, Líbano e Brasil. Ficção e realidade se cruzam para resgatar histórias seculares especialmente para o jovem leitor. Venha se deliciar com essas narrativas sobre as raízes de cada um, seus antepassados e as conexões familiares que nos unem. Afinal, todos nós temos uma história de origem, seja recente ou longínqua. Qual é a sua? (Sinopse da editora).

Sobre o livro:

Textos: Alexandre de Castro Gomes, André Kondo, Eliane Potiguara, Luis Eduardo da Mata e Sônia Rosa.
Ilustração: Fabio Maciel
Editora do Brasil

1/10

Prêmios e Seleções

Origens foi selecionado para compor o Catálogo FNLIJ para Feira de Bolonha de 2020. Sobre as ilustrações: "As colagens que acompanham os textos enfatizam essa heterogeneidade e celebram a diversidade, recompondo visualmente a atmosfera nostálgica dos contos".

O livro também recebeu o Prêmio Seleção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio - 2019. A SELEÇÃO CÁTEDRA 10 indica obras com valor literário, plástico e editorial, considerando temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias, mas atenta, sobretudo, à qualidade artística do diálogo texto/imagem, que torna o livro infantil e juvenil um artefato  original indispensável para arte-educação. O prêmio foi destaque no Estadão, em fevereiro de 2020.